domingo, 21 de junho de 2015

Por que tantos inimigos?

Transgênicos e guerra de informação

 
Imagem de campanha contra os Transgênicos
Chegamos ao nosso 10° e último post. E, depois de falar de muita bioquímica e repercussão social do uso de transgênicos, hoje vamos encerrar nossas atividades em grande estilo: entrando de vez nessa briga! Transgênicos são do bem? Transgênicos são do mal? No last post do Bioquimicotransgenia resolvemos misturar o bem e o mal e veremos o que dá!


O bem e o mal dos transgênicos
Se você é do Greenpeace, provavelmente não terá dúvidas em responder a questão anterior. As ONGs mundo a fora tem uma posição crítica, fazendo uma apologia a cultura do medo, levando parte da população repugnar alimentos transgênicos, mesmo os consumindo diariamente. Para isso, usam de pseudociência e divulgam trabalhos que não seguem o método científico e que são manipulados a fim de conseguir provar que os transgênicos saíram do beco do inferno e tem a missão de acabar com a natureza. O compromisso com a verdade deve ser a premissa ética daquele que divulga o fato cientifico.
Os benefícios trazidos por organismos geneticamente modificados na produção de medicamentos e enzimas industriais são indiscutíveis. Além disso, a fabricação é controlada e os produtos sujeitos a avaliações de segurança. Entretanto, a presença de transgênicos nas mesas dos consumidores está longe de ser aceita sem restrições. Pelo contrário, várias organizações declaram ser fanaticamente contrárias a esse produto da biotecnologia.
Protesto contra transgênicos
O principal argumento contra os transgênicos defendido por ambientalistas, pequenos agricultores, consumidores e por parte da comunidade científica é o de que eles podem trazer riscos ainda desconhecidos para a saúde e para o meio ambiente. Os motivos para o medo dos OGMs variam de acordo com o grupo social: pequenos agricultores temem ficar dependentes das multinacionais que produzem sementes e herbicidas. Entidades de defesa do consumidor e do cidadão querem alimentos sadios e exigem o direito de saber quais são os produtos elaborados com OGMs. Ambientalistas temem o efeito que eles podem ter sobre os ecossistemas.
Atenção!

A sociedade busca se posicionar sobre o tema amparada em argumentos utilizados por ambos os lados na guerra da informação. A questão é mais complexa do que simplesmente ser contra ou a favor dos transgênicos. A pesquisa científica pode trazer benefícios para a humanidade, desde que não esteja submetida aos interesses meramente comerciais, em detrimento da sociedade. Ou seja, cada OGM deve passar por um novo processo de avaliação de riscos e de impacto ambiental.

Encerramos nossas atividades ressaltando que acreditamos na ciência. Acreditamos que o conhecimento pode mudar o mundo, e mais que isso, pode tornar o mundo um lugar melhor. Acreditamos que os transgênicos são cada vez mais estudados e obtêm avanços através de pesquisas sérias feitas por cientistas qualificados e responsáveis. Para finalizar o Bioquimicatransgenia, agradecemos a todos vocês que leram e comentaram nossas postagens, e nos despedimos de vocês, caros leitores, usando a clássica frase de Sir Paul McCartney: No fim, o amor que você leva é igual ao amor que você dá. 



REFERÊNCIAS

Portal Terra. in http://www.terra.com.br/reporterterra/transgenicos/sociedade.htm
Fapesp http://revistapesquisa.fapesp.br/2008/06/01/walter-colli-e-herton-escobar/




Um comentário:

  1. GRUPO B
    Boa noite!
    Meu caro fanboy dos Beatles (hehe), foi muito bom acompanhar o blog de vocês durante esse período, como a postagem foi mais em tom de despedida, resolvi deixar a formalidade de lado (um pouquinho) e conversar sobre todo o conhecimento que os blog de transgênicos me proporcionou durante esses 4 meses. Confesso que sempre demostrei uma postura de insegurança aos transgênicos, afinal de contas, como você mesmo escreveu , "há uma guerra de informação". Sabemos que há muitos envolvidos nessa guerra e que a ciência é capaz de gerar tanto dádivas como desgraças. Então, porque não acreditar e porque acreditar? Talvez a única certeza que temos é que a ciência vai responder isso um dia depois que muitos forem beneficiados ou prejudicados pelo uso de transgênicos. Até o próximo período e pra fechar com chave de ouro mando um verso do Pink Floyd : "E tudo sob o sol está em perfeita sintonia,
    mas o sol esta coberto pela lua.
    Não há um lado escuro na lua, na realidade,
    na verdade ela é toda negra!".

    ResponderExcluir